10 de outubro de 2018

Você sabe o que é uma pedra fusion?


Amores, boa noite!


Está cada dia mais comum quando estamos falando dos acessórios e, mais especificamente, das semijoias, ouvirmos o termo Fusion. Muitas leitoras estão me perguntando o que é esta pedra e qual a diferença dela para a pedra verdadeira.

Este post é para esclarecer um pouco esta dúvida. E para vocês saberem escolher as peças de acordo com as características de cada uma.

Isso porque a semijoia é feita do cascalho da pedra natural ou são pedras criadas em laboratório. Já a pedra fusion, além de ser criada em laboratório, sofre algumas transformações com o intuito de deixá-la com uma aparência mais cristal e com veias para que se aproxime mais da gema da pedra verdadeira.
Pedra Fusion significa que esta pedra é muito especial, pois ela é a que mais se aproxima da pedra preciosa. E elas, são bem diferentes das pedras leitosas, pois possuem um efeito craquelado e por este motivo, cada pedra fusion é única, elas nunca são iguais umas às outras.
Já as pedras leitosas, são pedras foscas e, por este motivo, as pedras são iguais. Tanto as pedras leitosas quanto as pedras fusion são lindas. Mas é inevitável falar que o brilho atribuído à pedra fusion traz para a ela uma característica única.

No momento as pedras fusion que mais estão em alta são as turmalinas, esmeraldas, água marinha, tanzanita, ametista e a citrino.

Agora você pode estar se perguntando, mas qual a origem deste nome (Pedra Fusion)? Simples, ele quer dizer que é a fusão de luxuosos cristais com fragmentos da pedra preciosa verdadeira. Incrível né?

Por mais que as pedras fusion tragam um ar sofisticado por se aproximam das pedras preciosas elas podem ser usadas em qualquer ocasião: desde looks mais formais e luxuosos até looks mais descontraídos para o dia a dia. Ou seja, além de terem um preço bem mais acessível que a pedra preciosa elas combinam com qualquer opção de look!

Aproveitando que estamos falando destas diferenças, vou explicar também o que são as pedras rutiladas. O Quartzo Rutilado é a pedra quartzo com uma camada de cobertura de rutilo. Rutilo é um mineral composto principalmente de dióxido de titânio, ou TiO2.

Como um mineral, o rutilo tem elevado índice de refração e dispersa mais do que qualquer outro mineral. Isto significa que, quando acontece a mistura do rutilo com um quartzo o resultado são fios coloridos dentro do mineral como vocês podem ver na foto abaixo:

E aí, gostaram de saber a diferença entre as pedras? Conta pra mim nos comentários! 

4 comentários: