6 de setembro de 2017

Resenha Literária: Animais Noturnos



Olá meus amores!! 

A colaboradora desta quarta-feira é a Luli do blog Café com leitura na rede.

Animais Noturnos

Tony & Susan de Austin Wright é um thriller dos bons que deu origem ao filme Animais Noturnos de Tom Ford.

Quando falamos de uma adaptação a comparação é inevitável, mas aqui as diferenças são poucas: No livro Susan dá aulas de inglês na faculdade, no filme Tom Ford a transforma em uma proprietária de galeria de arte.

Já seu segundo marido além da profissão (muda de médico para empresário) também muda de nome (de Arnold para Hutton).

A confluência entre os dois mundos vividos pela protagonista – o do livro de Edward e a vida real é mais profunda e os elementos para a história pregressa do casal são mais ricos do que no livro. 

Além do apuro estético do diretor, a película traz situações que não estão presentes no livro - como conflitos e questionamentos éticos. 

A essência da trama, porém, é a mesma: Susan recebe um manuscrito de seu primeiro marido, Edward, e durante a leitura, passa a questionar as decisões tomadas no passado.

O livro que Edward envia para Susan tem a seguinte sinopse:
Tony, um pai de família viaja à noite com a mulher e a filha, no caminho encontra três sujeitos nada amigáveis e uma desgraça acontece. Tony, o único sobrevivente, passa os dias seguintes imaginando o que poderia ter feito para mudar o desfecho da história, oscilando entre a vontade de seguir em frente e de matar sua sede de vingança.
O dinamismo e tensão constantes no filme são vistos por cortes e ruídos, que tiram Susan da ficção e a trazem de volta para a realidade.

Quando ela começa a ler, nós também entramos na história do livro, ao mesmo tempo em que conhecemos por meio de flashbacks o passado dos dois.

A partir daí, temos três linhas narrativas: Susan no presente, o livro a partir do olhar dela e flashbacks do passado, que se desdobram em inúmeras possibilidades e várias camadas.

Nada está ali por acaso, assim como em um quebra cabeças onde cada peça está exatamente onde deveria estar e nenhuma outra se encaixa tão bem ali. 

Não existe obviedade e o desdobramento das camadas se dá com perfeição quando se precisa mostrar que algo de uma trama se reflita na outra.

A pergunta que não quer calar é: será que Tony e Susan conseguirão aplacar a raiva e fazer as pazes com o passado para poderem finalmente viver em paz consigo mesmos?

Jake Gyllenhaal (Edward/Tony) está perfeito.

Amy Adams como Susan também.

O grande destaque porém é Michael Shannon, cujo personagem age como impulsionador do conflito central na trama e que apesar de parecer linear, não é, já que tira vários personagens do caminho óbvio.

Animais Noturnos” é para ser assistido com calma, faz refletir, dá abertura para debates e, no final, siiiiiiim, ele toma partido.

E você leitor, qual o lado da história você ficará? 

9 comentários:

  1. Confesso que não sou muito de ler
    mas gostei da tua opinião
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  2. Olá Fê tudo bem???


    Ultimamente não estou tendo tempo para ler, a cabeça anda muito cheia de problemas e não consigo me concentrar... Mas gostei de saber sua opinião!!!



    Beijinhos;
    Débora.
    http://derbymotta.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que tinha o livro!
    Me interessei pelo filme mas ando tão cansada p filmes e séries, n consigo ficar assistindo...mas sinto falta de sentar tranquila e assistir!
    Vou tentar ver esse

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adaptação de livro é sempre diferente mesmo, mas acredita que nunca li nem o vi? Gostei muito da história! Bem complexa!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com

    ResponderExcluir
  5. Oieeeee Fernandinha
    Ameeeeeei participar da coluna 😍😍
    Esse é um daqueles filmes que se tornou maior que o livro, muitas camadas, cortes imperceptíveis e a estética do diretor é muito elegante.
    Obrigada pelo carinho.
    Bjooooo enorme e excelente feriado pra ti e todos aí
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Fernanda! Tudo bem? Tenho muita vontade de ler o livro e o filme! Ah, adorei que um dos protagonistas tem meu nome! hahaha

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir